Aqui você encontra um conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital!
Muitas dicas, atualidades, novidades e muito conteúdo de valor para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes, que podem fazer diferença para sua empresa.
Você sabia que estar na internet vai muito além de criar um site e de contas nas redes sociais e que um blog pode trazer grandes resultados para a sua empresa?
De fato, a internet trouxe muitas soluções para quem deseja romper as barreiras geográficas e expandir os negócios, estando mais próximo do público e se destacando no nicho de atuação.
Sendo assim, vamos te explicar o que é um blog e qual a importância dele para o seu site e para os negócios.
Compartilhe esta matéria!
No passado, os blogs eram uma espécie de diários virtuais, onde as pessoas compartilhavam as suas experiências e vivências.
Com o passar do tempo e o avanço da internet e seu uso nos negócios, o blog se tornou uma ferramenta de conteúdo onde as empresas fazem publicações relevantes ao seu público-alvo.
Ou seja, o blog é uma espécie de site onde as empresas podem publicar conteúdos e tirar dúvidas em diversos formatos, seja em texto, imagens, áudios e vídeos, relacionados com o seu nicho de atuação.
Por sua vez, esses conteúdos são publicados e disponibilizados na internet, a fim de atrair o público e construir autoridade no nicho de atuação.
Para que um blog tenha bons resultados, são utilizadas estratégias de Inbound Marketing para atrair os clientes e educá-los conforme o posicionamento da marca e o posicionamento deles no funil de vendas.
Aqui, os conteúdos são idealizados com base nas estratégias e nos objetivos da empresa, seja para atrair clientes, construir autoridade, vender mais e se posicionar melhor nas buscas do Google.
De modo geral, um blog é importante para os negócios que desejam construir autoridade e vender produtos e serviços de uma maneira diferente do comum.
Assim, o blog deve contar com conteúdos que atraiam, eduquem e demonstrem a sua expertise enquanto empresa, atraindo as pessoas certas e ajudando você a parecer no Google.
Pense da seguinte forma: quando buscamos algo no Google, damos preferência para os primeiros links que aparecem, não é mesmo?
Portanto, quanto melhor posicionado você estiver, maior será o seu tráfego, e isso só é possível por meio das estratégias de marketing de conteúdo e constância.
Além disso, um blog também pode facilitar os processos de venda, principalmente quando o consumidor acompanha a sua página constantemente, facilitando o momento da compra.
Como dissemos, o blog é uma ferramenta de grande potencialidade para os negócios digitais, ajudando as empresas a construir autoridade e aparecer entre os melhores resultados nas buscas.
Contudo, o blog está diretamente associado com as estratégias de marketing de conteúdo, e quando bem pensadas, podem aumentar o tráfego em seu site e atrair o público certo para o seu site.
Quando falamos de autoridade e confiabilidade através da produção de conteúdos em blog, estamos nos referindo ao modo como você demonstra experiência no nicho de atuação.
Além disso, um bom conteúdo que converte e atrai é aquele idealizado com base nas necessidades e nas dores do público, tirando dúvidas e educando-os, a fim de demonstrar a sua experiência no assunto.
Com um bom blog, você atrai o público certo e constrói uma imagem de confiança e de credibilidade, ganhando espaço no mercado e se tornando referência.
Porém, é essencial pensar que apenas o blog não traz resultados, e o mais indicado é trabalhar com estratégias multiplataformas, baseadas no comportamento do público.
A ideia é você estar presente onde o seu público estiver, reforçando sempre a relação e a comunicação entre o seu negócio e as pessoas, tornando-a palpável para essas pessoas.
Sabendo o que é um blog e a sua importância, vamos te explicar como um blog pode ajudar no crescimento do seu negócio, independente do seu nicho de atuação, tempo de mercado e tamanho da empresa.
Uma das vantagens que o blog pode trazer para o seu negócio é a melhoria no posicionamento de mercado, também conhecido como ranqueamento.
Assim, o ranqueamento consiste no posicionamento da sua página na busca do Google, e quanto melhor for esse posicionamento, mais confiável e atrativa será a sua página.
Outra vantagem de ter um blog em seu site é o aumento na captação de leads, seja por meio de newsletter ou formulários para receber um conteúdo ou um brinde.
Vamos utilizar como exemplos de brinde os e-books gratuitos, onde você preenche o formulário com seus dados e recebe o conteúdo por e-mail.
Assim, você conhece as pessoas interessadas no seu conteúdo e cria estratégias de direcionamento de conteúdo, atingindo e atraindo o público certo, convertendo-os em clientes reais.
Todos os direitos reservados à Leves Digital – 2021.